VIVENDO O LUTO

Ao pensar em escrever , mudei o titulo desse post 3 vezes, pensei em falar sobre a superação ou a sobrevivência do luto. Até que entendi, que o luto precisar ser vivido. Encontrei este conceito sobre o luto: – Luto é o tempo necessário para a mente entender o sentimento de perda que o coração já sente.

O luto é um tempo necessário, não tem como pular essa fase, se tentar , irá apenas adiar este tempo. É muito complicado falar sobre a morte , por que nunca estaremos preparados para para encara-la. Não nascemos para morrer,  então não aprendemos lidar com a morte.

Com muita frequência , falamos ou ouvimos pessoas dizerem a quem está de luto: – Não chore, viva sua vida, você está vivo (a. E sabe por que ? Porque não estamos acostumados com a tristeza, sofrimento. Então , não aceitamos estes sentimentos, passamos a vida lutando contra o que é tão normal á vida humana .

Faz parte do luto

O choro: Estudiosos dizem que o luto é vivido de 6 meses á dois anos em média. Neste período é preciso chorar, chorar muito. O choro é muito impostante neste processo, pois é uma maneira de expressar o sentimento, expor o coração.

Vemos em João 11 , Jesus chorando ao saber que Lázaro seu amigo morreu. O choro de Jesus era uma identificação com a dor das irmãs de Lázaro : Marta e Maria. Elas sentiram muito a morte do irmão. Cada uma reagiu de uma  forma: Maria ficou em casa com seus amigos chorando , enquanto Marta se desespera e vai ao encontro de Jesus questiona-lo: – Jesus , se estivesse aqui meu irmão não teria morrido!    Maria depois é chamada por jesus e ajoelhada , chorando, repetiu a mesma frase: – Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Jesus não pedi para elas pararem de chorar, pelo contrario ele também chora. O choro faz parte do luto. O choro não tem nada haver com auto-comiseração. Que fique claro! Ele é apenas uma demonstração de como está a alma.

Os  questionamentos: O que está acontecendo?  Como foi que isto aconteceu? Por que isso aconteceu comigo?  São perguntas que serão feitas repetidamente, até que chegue   o tempo de rendição e de cicatrização da ferida.

Algumas precauções: Não apresse o luto. Mesmo sendo um período que para alguns é longo,viva o luto. Mas dentro do limite! Alguns lutos são complicados , quando envolve uma dependência ou quando se morre de um jeito muito trágico, esse tipo de luto pode ser mais delicado e difícil de passar. Se você perceber que não há uma evolução procure um profissional, procure ajuda.

Não se isole: Procure cercar-se de pessoas queridas, faça amizades, saia da rotina. Fale sobre a pessoa que a pessoa amada que se foi, recorde, lembre. Isso faz bem!

Busque um apoio espiritual e social: é muito importante neste tempo a busca por Deus, Ele é o nosso socorro presente na angustia. é maravilhoso o ambiente espiritual, igreja, orações . Também o envolvimento social.

Todos nós passaremos por tempos de luto e nesse tempo podemos nos refugiar em Deus , nosso Senhor.

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito abatido. Salmos 34:18

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Salmos 94:19

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.       Isaías 41:10

Pra. Salônica Ngombo

Instagram : @salonicangombo

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: