A vida do Pai reflete na vida do filho

É tão lindo quando alguém ver no fiho qualidades dos pais. Os pais e as mães se enchem de orgulho! Mas o inverso também acontece, não é?

Recebi alguma família certa vez , e o pai estava contando como seu filho de 20 anos dava trabalho e eu olhava para aquele homem bondoso, educado e pensava: Nossa o filho não se parece com o pai. Mas uns minutos de conversa o pai começou falar de seu passado, das consequencias de sua vida , dos filhos de vários casamentos, bebida, drogas , exatamente tudo o que o filho estava fazendo. Eu me lembrei desse texto:

Jeremias 31:29b” Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos embotaram”.

As heranças que deixamos não são apenas finaceiras, são esspirituais, são emocionais, são geneticas, são comportamentais e etc.

Isso é tão forte! Eu me olho e vejo meu pai. Principalmente em relação a minha vida espiritual. Ele amava o Senhor . Eu o ouvia enquanto se preparava para pregação, ele costumava ficar no quarto pregando em voz alta , eu o ouvia ensaiar para cantar , eu o ouvia orando, eu o vi evangelizando e fui levada vãrias vezes na garupa da bicicleta para os culto ao ar livre que ela fazia todas as semanas. Todas as vezes que prego , eu vejo o meu pai, fica forte sua marca em minha vida. As coisas que meu pai me ensinou sobre Deus, estão escritas no meu coração. Mesmo estudando teologia e vendo o evangelho passando por tantas mudanças , o que o meu pai me ensinou está aqui dentro de mim.

Nossos filhos são como esponja , vai sugando tudo o que a gente vive , fala. E são estas experiências vividas em casa que vai construindo seu carater, sua personalidade.

Nós pais precisamos entender que somos como pastores na vida de nossos filhos. Nós ministramos o seu coração em cada abraçcado dado, cada ensino, cada oração , cada disciplina, cada história contada, nós estamos servindo algo para eles. Deus colocou nossos filhos no nosso aprisco e temos que pastorea-los e esta tarefa não é nada fácl, mas é nossa responsabilidade.

Precisamos conhecer bem as nossas ovelhinhas e aprender lhe dar com elas, olhando longe o que poderão ser. Eu tenho dois filhos um com 3 anos e outro com 9. Eles são totalmente dieferentes, eu estava muito confiante com meu segundo filho, por que educar o Jonathan não foi uma tarefa muito dificil. Quando o Joshua chegou e tive que aprender novas estratégias de ensino, iniciei o uso da varinha rsrs, observei que a personaludade e gosto dele era totalmente diferente e comecei a orarç Espirito Santo me ensina a cuidar do Joshua, por que as coisas que eu aprendi com o Jonathan , não se aplica a ele . Estou orando até hoje rsr.

A dois tipos de pais: Os que geram vida e os que geram morte. Pais fertéis e pais tóxicos. Vou falar dos pais toxicos, algo interessante que encontrei lendo o livro: Familías fazendo a diferença. De acordo com a escola de medicina de Haverd, Dra Judith Lewis, os pais toxicos são aqueles que com suas atitudes trazem danos psicologicos e geram uma relação prejuducial a seu filho,o que seus filhos levarão para os relacionamentos que eles vão construir ao longo da vida.

  • pais cujo comportamento megativo causa desgaste emocional, que contaminam o sentido da personalidade dos filhos.
  • Pais que abusam dos filhos verbal, fisica ou sexualmente . Que ignoram as necessidades dos filhos.
  • Esses pais deixam como legado a culpa , vergonha, que acompanharam toda historia de seus filhos. Geralmente aprenderam esses comportamentos com seus pròprios pais.

Claro que, como humanos iremos falhar em algo na grande tarefa de educar nossos filhos. Todos nòs temos uma história que com certeza não foi construída somente com alegria, mas o que é importante é vencer estes traumas, romper com as dores e usar todo essa carga como base para termos o discernimento do que fazer e não fazer com nossos filhos. Por isso nao precisamos colocar mascaras de super pais, por que logo deixaremos nossos filhos feridos , ao descobrirem que não somos.

  • Cuidado com a mania de querer ser o pai e a mãe perfeita. Eles não existem! Normalmente a mania de perfeição nos torna severos e rudes e passamos uma mensagem para nossos filhos de que sempre conseguiremos tudo.
  • Nao seja uma máquina de trabalhar ou um pai noel. Que só trabalha e dar coisas. Passamos a idéia de caixa eletronico para nossos filhos.
  • Pais super heróis , sempre consegue tudo sozinho. Ou pais mágicos.

Não podemos colocar máscaras, precisamos assumir quem somos, nossas dificuldade e buscar ajuda quando preciso. Não podemos fazer vistas grossas e fingir que somos o que não somos. Eu tenho um grande desafio, de mostrar Jesus na minha vida para meus filhos e não apenas o Jesus da bíblia.

Muitas coisas que carregamos dentro de nós, trazemos da nossa infância, não da pra fugir disso. A nossa casa é uma escola da vida, de relacionamento , é onde aprendemos sobre Deus. Por caus ado que carregamos muitas vezes somos frustados, não conseguimos aproveitar as oportunidades, por que estamos marcados.

Os lares toxícos sao marcados por:

  • Casos de traição
  • Critícas destrutivas
  • Falta de exemplo
  • Onde os filhos não tem atenção
  • Lares que nao tem nenhum tipo de conhecimento intelectual e emocional
  • Lares de pais passivos: Que não agem, não se manifestam.
  • Lares onde os filhos dizem o que é errado

Se seu lar é assim, clame ao Senhor hoje para mudar teu coração e trazer cura para você e sua casa. Você não precisa passar toda essa bagaguem pesada para seus filhs. Lançe ao altar de Deus.

Salmos 147:3 ” Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida de suas feridas.

Não conseguiremos mudar uma história geracional sozinhos. Ma so Espírito Santo vai nos conduzindo, nos fazendo entender toda nossa história, nos ajuando a perdoar, a romper com os traumas e dores do passado que vamos transmitindo aos filhos. Ele nos cura, para que através de nós , nossa família também seja alcançada. Reflita: Que tipo de pai ou mãe você tem sido? E como você quer ser? Será que voz voz reproduzindo o que te fez mal? Como você pode ser usado (a) para pastorear tua família? O que Você pode começar a fazer hoje?

Deus te abençoe!

Siga o meu blog e também meu insta: @salonicangombo

26239316_10215184535757613_7711626663705159977_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: