A responsabilidade dada aos pais

O meu esposo e eu fomos presenteado com dois lindos filhos, apesar de estarem ainda na infância, já somos diariamente desafiados a orienta-los a seguir na contramão deste mundo tenebroso. Que grande responsabilidade recebemos de Deus ao nos entregar essas heranças para cuidarmos para Ele. Uau!! A responsabilidade aqui é nossa e não Dele, entende? Ele passou a autoridade Dele para nós , quando nos entregou os filhos.

Os filhos são herança do Senhor,uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem
que tem a sua aljava cheia deles!Não será humilhado quando enfrentar
seus inimigos no tribunal. Salmos 127:3-5

Sou pastora e aconselho muitas mulheres, estou sempre ouvindo os pedidos de oração, histórias e algo me incomoda , quando os pais a quem Deus deixou a responsabilidade de cuidar dos filhos, devolve tal responsabilidade para Deus. O que mais ouço é : Meus filhos tá nas mãos de Deus, Deus está cuidando. Han? Ele está mesmo e você está? Costumo dizer que se fosse apenas para Deus cuidar viriam em cegonhas e lá vai muita imaginação rsrs.

  • Os pais são responsáveis por cuidar de seus filhos. Amar, suprir, proteger (Dizer não), cuidar. Não que Deus não cuide e não ame, mas se Ele deu a nós autoridade instituídas na terra, precisamos fazer nossa parte. Não quer dizer que não iremos falhar, mas temos que tomar a autoridade e se responsabilizar por essa tarefa. Então nossos filhos não estão apenas sob aos cuidados de Deus. Quem se nega a castigar seu filho não o ama;quem o ama não hesita em discipliná-lo. Provérbios 13:24
  • Pais permissivos: Vamos dar conta a Deus pela herança que ele nos confiou. Precisamos ter esse compromisso de cria-los para Deus, de sermos exemplos e de fazer o possível para que eles possam amar ao Senhor e ter uma vida abundante. Não podemos facilitar, não podemos entregar nossos filhos para o mundo, precisamos fechar as portas para todo tipo de permissividade. Eles precisam ter a consciência do que não aprovamos aquele comportamento. Passei uma parte do meu ministério pastoreando jovens e adolescentes e eu vi pais e mães que conhecem a Deus , permitindo com que filhos durmam na casa de namorados, que namorem no quarto da casa e etc e ai quando acontece algo dizem: Está nas mãos de Deus! Ei, está na sua mão! Quarto é lugar de intimidade e não de namorar , se seus filhos namoram nos quartos de sua casa, há permissividade! Você está facilitando para o pecado. E outros tipos de permissividades. Eu percebi desde muito cedo que meu pai não iria me dar moleza e ele não me deu, e ainda assim algumas vezes o desobedeci, mas eu sabia quem ele era no Senhor e tudo que ele não permitia. A vara da correção dá sabedoria,mas a criança entregue a si mesma
    envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15
  • A escolha dos filhos: -Pastora, mais eu não fui permissiva e meus filhos pecaram, andaram em maus caminhos e estão tendo graves consequências. Há uma diferença em ser permissivo e de ter filhos que mesmo vendo bom exemplo não quiseram obedecer. Existe a escolha! Não quer dizer que você vive uma vida reta diante de Deus e seus filhos não irão errar. Há muitos pais que ficam desapontados com isso. Nossos filhos irão errar mais cedo ou mais tarde, assim como nós. Mas como é bom quando eles entendem que foram ensinados e exortados em amor por seus pais . Eu também ouço: – Meus pais não me ensinaram isso, eu que quis escolher este caminho. Como é bom não ter a culpa de ter largado o filho para o mundo cuidar. Tanto quem dá exemplo e quem não dá , ficará desapontado um dia. Mas ter o entendimento que você não foi permissivo e que foi exemplo traz força e edificação. Na verdade quando um filho erra e tem o exemplo do pai, eles tem força para recomeçar. Mas quando eles não tem para onde olhar, podem se afundar cada vez mais no erro.
  • Sempre fica um pouco do que ensinamos no coração deles. Por mais que haja rebeldia na adolescência ou na juventude , se você plantou boas sementes com seu exemplo e com a palavra , mesmo que não tenha ficado tudo , ficou algo e no memento certo eles irão lembrar. Não adianta achar que farão tudo, por que isso não acontecerá. Mas nosso exemplo faz diferença. Um dia vivi uma experiencia forte quanto a isso. Uma irmã querida , mulher de oração, tinha um filho meio rebelde, estava desviado e etc . Um dia a esposa desse moço ficou muito mal e nos chamaram para orar, chegando lá a moça ficou endemoniada e aquele moço começou a orar fervorosamente , exatamente como sua mãe orava, com as palavras e intensidade da mãe. O que aconteceu aqui neste exemplo? O filho mesmo estando longe de Deus , não esqueceu do exemplo de vida de oração da sua mãe. Por isso a importância de exemplos a seguir. Somos representante de Deus em nossas casas. Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça,um adorno para o seu pescoço. Provérbios 1:8-9

Precisamos pedir ao Espirito Santo muita graça e sabedoria para que nós os pais, possamos estar alinhados com céus. Para que nosso lar possa ser a representação do reino de Deus na terra. E que nossos filhos cresçam num ambiente de amor, perdão e graça, mas também num ambiente de confronto e disciplina para que possam ter um futuro abençoado. Sim, depende de nós, mas também depende deles. É meio a meio.

Se não tivermos essa intimidade com Deus para sermos modelos de Cristo em nosso lar, nossa família será acostumada a um ambiente tóxico, de degaste emocional e contaminará o desenvolvimento dos filhos, deixando um legado de culpa e vergonha. Normalmente é com nossos pais que aprendemos alguns comportamentos, pais que não são curados , trarão dor á seus filhos. E quando os filhos deste lar erram, não tem para onde correr, não tem onde se limpar , por que sua casa não é estruturada.

Nossa família precisa ser nossa prioridade. Nossos filhos nossa responsabilidade!

Quando entendemos que a maioria das marcas e cicatrizes que temos foi causada na nossa infância, dentro desse ambiente familiar e que temos a responsabilidade pela saúde emocional e espiritual de nossos filhos, nós posicionaremos de maneira diferente. Vamos cuidar ainda mais para que nossos filhos sejam curados no lar e não feridos.

O Pai tem um sacerdócio, ao meu ver todo pai é também um pastor ou deveria ser. Deus nos deu uma tarefa cuidar. Pastor cuida, cura as feridas, ensina a recomeçar , perdoa, protege, ensina, ensina de novo.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronômio 6:6-7

Precisamos assumir a responsabilidade de ter filhos e cuidar deles para o Senhor! Muita coisa vai mudar quando nós pais assumirmos a nossa função. Você pode até ser amigo de seu filho, se você não esquecer que antes de tudo e autoridade espiritual, e responsável pelo seu filho. Não deixe sua responsabilidade de pais, para assumir a função de amigo. Pais podem ser amigos, mais amigos não podem ser pais, as funções e hierarquias não podem ser mexidas.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Efésios 6:1-3

Se os pais não colocarem limites, não frearem seus filhos , eles não viverão o melhor nessa terra. Pelo contrario sofrerão grandes danos e comprometera sua descendência.

Somos em 4 irmãos, mas o meu pai, autoridade estabelecida por Deus na minha casa sempre foi um homem que tinha muito amor, mas tinha também muita autoridade. Ele não foi como Eli, que deixou seus filhos fazer o que queria, meu pai não foi permissivo. Oro para que eu também seja como ele, uma mãe amorosa, mas sem esqueci que algumas coisas dependem de mim.

Que o Aba nos ensine dia a dia a sermos pais segundo seu coração. Em nome de Jesus!

Pra. Salônica Ngombo

Anúncios

5 comentários em “A responsabilidade dada aos pais

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: