Porque você se casou?

eesse
Ultimamente , tenho feito essa pergunta para muitas pessoas, querendo entender o real motivo do porque se casaram? Fico pensando, pensando , então resolvi escrever O que tenho percebido é que muitas pessoas se casam sem entender o passo que está dando, sem ter condições de dar esses passos.
Em conversas e aconselhamento eu ouço alguns motivos deste: Me casei porque estava grávida, me casei porque queria sair de casa, porque já estava com uma certa idade, porque queria ter filhos. Ouço de muitos jovens cristãos: Me casei para não pecar ou me casei porque estava vivendo uma vida de pecado.
Para mim, nenhum destes motivos poderiam culminar no casamento. Porque se for somente por motivos como estes, não se tem motivos de assumir a postura de casados que a bíblia ensina. E é exatamente assim que olho para os casais, a pergunta é , se você quer viver como solteiro, porque se casou?
Todas as fases da vida tem sua beleza, sua responsabilidade  e seus privilégios. Precisamos viver o tempo. Quando se pula fases, lá na frente acontece um retrocesso, o que é muito negativo, quando a idade não acompanha a mentalidade.
Esposo e esposa são iguais em Cristo (Gl 3.28; 1 Pe 3.7), porém há diferença de papéis no lar. Uma pesquisa bem superficial, podemos descobrir alguns papeis bíblicos.
DEVERES DAS ESPOSAS:
  1. Auxiliadora Gn 2:18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei  uma auxiliadora que lhe seja idônea.
  2. Submissa: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido” (1 Pedro 3:1).
  3. Seja uma boa dona de casa (Tito 2:4-5; 1 Timóteo 5:14)
  4. Ser moderada (Tt 2. 5)
  5. Ter espírito manso (1 Pe 3.4)
    Falar com doçura (Ct 4.3; Pv 16.22
DEVERES DOS ESPOSOS:
  1. Amar como Cristo, amor sacrificial – Ame sua esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25). Jesus é o maior exemplo devido ao seu amor sacrificial. Sua esposa terá prazer em submeter-se a um homem que a ame desse modo.
  2. O marido deve amar a esposa como ama a seu próprio corpo,Efesios  5:28-33.
  3. Ser o Líder . Seja o cabeça como Cristo é o cabeça da igreja e o salvador do corpo (Efésios 5:23, 1 Coríntios 11:3).
  4. Sendo compreensivo e cuidadoso .Viva com sua esposa em uma maneira compreensiva, dando lhe a honra como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7)
  5. A autoridade e a proteção caminham junto- Cuide daqueles de sua casa (1 Timóteo 5:8).
  6. Não trate a sua esposa com amargura (Colossenses 3:19).
DEVERES MUTUOS
  1. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
    Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.1 Coríntios 7:4,5
  2. Não provoque seus filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Seja justo e honesto. E não deixe toda a disciplina para sua esposa, porque a responsabilidade é sua.
    Estamos bem longe disso, porque casamos sem entender a profundidade e a espiritualidade que há no casamento. Casamos para nos satisfazer e ai quando precisamos abrir mão do eu nos deparamos com nosso orgulho e egoismo.
Precisamos entender o nosso papel e aceitar a nova condição . é estranho ver que há pessoas que se casam e vivem ainda como solteiros, se comportam,  sem entender sua nova posição.
Esposos que continuam colocando seus pais em primeiro lugar, seus amigos, que não tem responsabilidade espiritual , emocional e financeira com sua família, que não lidera sua casa, que vive em vídeo games e futebol como se fosse um moleque. Que deixa toda responsabilidade para sua esposa e  a vê como sua mãe. Que não dá exemplo para seus filhos, que só pensa em si, que não sabe compartilhar, ajudar , abrir mão.Que não honra , não cuida, não se sacrifica. Continua com conversas indecorosas, com conversas com mulheres estranhas, com senha no celular.
Mulheres que querem mandar em tudo, não ouvem seus maridos, não honram. Acham que não tem responsabilidade sobre  a limpeza e organização da sua casa, da alimentação. Que prefere seu emprego que sua família, que não auxilia o marido, que não tem tempo co os filhos, que conquistam o mundo e perdem suas famílias, que continuam vestindo roupas de adolescentes, que não sabem se portar, que expõe sua família em rodas de “amigos”, que não busca moderação. Mulheres insensíveis que perderam sua essência.
Nossa, podemos gastar muitas linhas dizendo tudo que tem acontecido nas famílias, a falta de posicionamento é absurda. Meu Deus ! Onde vamos parar?

SÃO MARIDOS QUE SE COMPORTAM COMO FILHOS, ESPOSAS QUE SE COMPORTAM COMO HOMENS, PAIS QUE TRATAM OS FILHOS COMO AMIGOS, FILHOS QUE TRATAM OS PAIS COMO QUALQUER UM.

Que o Senhor Jesus , através de sua palavra nos alinhe e nos faça entender o nosso lugar, o porque nos casamos.

Casamos para glorificar a Deus, para constituir família, casamos para fazer o outro feliz, casamos para compartilhar, casamos por amor. Que seja essa nossa resposta todos os dias!

 

 

Pra. Salônica Ngombo

 

Anúncios

4 comentários em “Porque você se casou?

Adicione o seu

  1. Pastora Salonica você é uma mulher linda por dentro e por fora, a presença de Jesus na sua vida resplandece, que Deus continue lhe dando graça e sabedoria sempre. Deus abençoe!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: