Pessoas Manipuladoras

Manipulador, vem da palavra manipular . Esta palavra te alguns significados e um deles é: Usar, influenciar, manejar, forjar. Sendo assim pessoas que são  manipuladores são aquelas que influenciam ou usam outras para se comportarem ou pensarem como elas  desejam, o manipulador simplesmente tira seu livre arbítrio, bem diferente daquele que instrui e direciona.

  • Manipular é usar pessoas como coisas para atingir um objetivo.

Manipular é induzir,

  • é iludir as pessoas para levar vantagem e obter lucro. É enganar.
  • É ludibriar para tirar proveito da “boa-fé”, da inocência da ingenuidade do outro.
  • Manipular é dominar.

Alguns comportamentos e característica de manipuladores:

  1. Normalmente são pessoas que se interessam por si. Quer sempre algo m troca da conversa da decisão.
  2. 2. Como não consegue influenciar com a sua vida, o manipulador quer está sempre no centro da conversa, ele quer mandar nos assuntos a serem conversados, tudo tem que girar em torno dele..
  3. São pessoas que num relacionamento, inicialmente demonstram ser gentil,mas logo sufocam e se tornam cada vez mais duros e insensíveis.
  4. Faz de tudo para afastar as pessoas que ele quer para ele. Usa fofocas, criticas, atitudes falsas tudo isso para afastar, criar vazio nas pessoas para que ele se fortaleça.
  5. Ele, o Manipulador , esta sempre mostrando que os outros não são como ele. Acha-se acima do bem e do mal
  6. Tem pavor de estar sozinho, por isso faz de tudo pra ter pessoas ao seu lado usando sua arte de manipular.
  7. Pessoas manipuladores se fortalecem enfraquecendo o outro.
  8. O manipulador usa eloqüência e rapidez para falar sem deixar tempo apara a pessoas pensar ou agir.

Esses comportamentos são bem parecidos com o de psicopatas, ou dar alguns exemplos que eu li no blog www.ansiedadedepressao.com.

  • Freqüentemente, esmagam suas vítimas de uma forma tão sutil e quase imperceptível, que praticamente ninguém percebe – apenas a vítima, ao tempo que posam para a sociedade como santinhos e cidadãos do bem.
  • Dependendo do grau da psicopatia, deixam marcas por onde passam, de sentimentais a financeiras.
  • São excessivamente manipuladores e controladores. O lema de um psicopata é “sempre controlar para não ser controlado”.

 

  • Sua conduta carece normalmente de uma motivação, ou se uma motivação pode ser inferida, ela é inadequada enquanto explicação para tal comportamento.
  • Eles são reis em inversão de papéis. Sua vida inteira é vivida de forma teatral e dramática, onde o psicopata é sempre a “vítima” ou “coitadinho” e os outros são os vilões maldosos que merecem punição.
  • Nunca admitem um erro, querem ter sempre a razão de tudo e tentam fazer o possível para com que o outro se sinta o culpado. De uma forma ou de outra, esses indivíduos têm notáveis tendências em estimular sentimentos de dó, compaixão e pena nas outras pessoas. Como é perceptível, a maioria dos psicopatas não mata, mas é capaz, porém, de arrebentar facilmente com o emocional e até mesmo o financeiro das pessoas.

Para manipular é preciso modificar a realidade, falsificar conceitos, “maquiar” mentiras e esconder verdades.O manipulador, normalmente, não mente, mas desvia a verdade para o lado que lhe interessa.

Satanás tentou manipular Jesus, quando o tentou  no deserto (Mateus 4), ele usou a verdade para influenciar Jesus a fazer o que ele queria.Vamos ao texto?

Sugestões do diabo:

  1. 1.      Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. (Claro que Jesus podia fazer isso)
  2. 2.      Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (Ele Tb poderia vencer)
  3. 3.      Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (Deus já era dono de tudo)

 

O que nós vemos aqui, satanás usou verdades para alcançar o que queria. Mas Jesus tinha discernimento e não caiu nos argumentos perspicaz de satanás.  

 Precisamos estar atentos com as pessoas que estão em nossa volta e que não acrescenta só tira. Que traz confusão, que nos tira do aconchego de nossa família, que faz nossos amigos virarem inimigos, que nos rouba da presença de Deus, tudo isso para tirar vantagem de alguma coisa.

 

Vamos usar o dom de discernimento para nos livrarmos de pessoas assim.


“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens,”Apóstolo Paulo – Col. 02.08

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”Jesus Cristo – Mat. 07.15

 Não sou psicóloga, mas como trabalho com pessoas gosto de estudar comportamentos humanos.

Pra Salônica Ngombo

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: